Vinhos do Porto - Portugal

O Vinho do Porto é um tipo de vinho único, preparado sob condições muito específicas que garantem suas características exclusivas. Costuma ser tomado com queijos e chocolates ou até mesmo puro e é reconhecido internacionalmente como uma das melhores bebidas do mundo.

Preparado na Região Demarcada do Douro, em Portugal, o vinho recebe o nome da cidade do Porto por ser exportado para outros países a partir dela. Sua produção pode ser artesanal ou automatizada. Nos dois casos, durante o processo de envelhecimento, o vinho é submetido a provas de controle de qualidade efetuadas pelos Laboratórios e Câmara de Provadores do Instituto do Vinho do Porto.


O diferencial deste vinho, que garante seu sabor único, é a interrupção do processo de fermentação através da adição de aguardente vínica. Desta forma, nem todo o açúcar advindo das uvas se transforma em álcool e o vinho adquire um sabor mais adocicado e fortificado (sua graduação alcoólica sobe para cerca de 19 a 22°). Outro diferencial na preparação do Vinho do Porto é o uso de uvas exclusivas, cultivadas em uma região com condições climáticas extremamente ideais.

É o processo de armazenamento e envelhecimento que cria diferentes tipos deste vinho. Classificados como Standart, há os Vinhos do Porto Tawny, os Ruby e os Brancos. Os vinhos desta categoria são jovens, delicadamente frutados e ideais para o dia-a-dia. Mas também existem outras opções na Categoria Especial, que são vinhos de maior nível qualitativo. São elas: Reserva, LBV, Vintage, Colheita e Tawny Envelhecido (10, 20, 30, ou 40 anos).