Lisboa - Portugal

Lisboa é uma cidade lendária, com mais de 20 séculos de história. Não à toa, é o pólo turístico mais importante de Portugal. Além de toda sua história e beleza, a capital Lusitana surpreende por sua diversidade. Possui tanto difícios históricos, áreas verdes, Igrejas, diversos museus, como também comércio de luxo e vida noturna agitada.

Com o clima mais ameno dentre as capitais dos países europeus, Lisboa oferece muitos pontos a serem visitados. É o caso do Castelo de São Jorge. Desse local é possível ter uma vista espetacular da cidade, inclusive da região da cidade conhecida como Baixa Pombalina e de pontos turísticos somo a Sé Patriarcal, fundada em 1150 e com um interior em estilo romano. Ainda do Castelo dá para vistar a Torre de Belém, situada à margem do rio Tejo. Construída a mando de D. Manuel I, na época dos Descobrimentos, hoje é considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO.


Outros locais que não podem deixar de serem vistos são o Palácio da Ajuda o Elevador da Glória - que leva ao bairro alto - e o Parque das Nações. Esse último, com uma frente ribeirinha de cerca de 2km de extensão, possui um ótimo espaço de lazer, com jardins, bares, restaurantes, estádio coberto, marina, teleférico, shopping e o Oceanário de Lisboa - com mais de 25.000 espécies entre peixes, pássaros e mamíferos. Já na vila de Sintra, passeiam-se carruagens de cavalos que conduzem os turistas pelas quintas com séculos de histórias. Perto dali fica o Palácio de Queluz e o Convento de Mafra, maior monumento religioso de Portugal. Outras importantes igrejas são a Igreja de São Roque e a Igreja do Carmo (em ruínas devido a um terremoto).

Também merece destaque a gastronomia de Lisboa, influenciada pela proximidade ao mar. Especialidades tipicamente lisboetas são as pataniscas de bacalhau, sopas de peixe à "fragateira" e pratos com sardinha (principalmente nas épocas festivas, como no Santo Antônio). O doce mais famoso de Lisboa é o Pastel de Nata, cujos mais famosos são os pastéis de Belém.

Fotos Lisboa