Fátima - Portugal

A cidade de Fátima, localizada na região central de Portugal, foi fundada 1568. Mas só passou a ser conhecida pelo resto do mundo a partir do ano de 1917, após ser descrito um fenômeno na Cova de Iria, que transformou o tranquilo vilarejo em um local muito procurado por turistas, principalmente para turismo religioso e ecológico.

O grande atrativo trata-se do Santuário de Fátima. Conta-se que, em 1917, os "três pastorinhos" - Jacinta Marto, Francisco Marto e Lúcia de Jesus - presenciaram seis aparições de Nossa Senhora, entre os meses de Maio e Outubro, na Cova da Iria. Nossa senhora teria pedido que rezassem o terço todos os dias e, em uma dessas aparições, pediu que contruíssem uma capela naquele local - hoje a parte central do Santuário, onde está guardada uma imagem de Nossa Senhora.


No decorrer dos anos, o Santuário foi sendo expandido. Hoje é composto pela Capelinha das Aparições, Basílica de Nossa Senhora do Rosário, Esplanada do Rosário, praça Pio XII, Centro Pastoral Paulo VI e também pela grande Igreja da Santíssima Trindade, inaugurada no dia 13 de Outubro de 2007. Destacam-se ainda a Capela do Lausperene (Louvor Permanente), a Capela da Reconciliação e a Azinheira Grande.

A cidade abriga diversas festas religiosas tradicionais. Em junho, são realizadas a Festa de São Silvestre e São Sebastião, Festa de São João, Festa de Santo António e Festa de São Pedro. Em julho, Festa de Nossa Senhora da Ortiga, Festa de Santa Luzia e Festa do Santíssimo Sacramento. Em agosto, as tradicionais Festa de Santo Amaro, Festa do Sagrado Coração de Jesus e Santíssimo, Festa de Nossa Senhora da Vida e Festa de Nossa Senhora do Livramento. Mais para o fim do ano, acontecem a Festa de Nossa Senhora do Rosário (em outubrio) e, em dezembro, a Festa de Nossa Senhora da Conceição.